PROCURA-SE UM GERENTE

Muita gente conhecendo minha vida itinerante pelos centros calçadistas e meu trabalho assistencial em muitas fábricas, me pedem com freqüência  ajuda para encontrar ou trazer um bom gerente para a fábrica deles.

Nunca aceito esta incumbência. Os motivos são fáceis de explicar. Quem é um bom gerente? Um técnico, profundo conhecedor de tecnologia calçadista? Um líder nato que motiva a sua equipe e sabe tirar dela a máxima eficácia? Um político que identifica e sabe satisfazer todas as opiniões, principalmente, nas empresas familiares? Dificilmente encontraremos todos estes predicados numa pessoa só.

A pessoa pode ser um técnico brilhante, mas um completo fracasso como líder. Pode ser conciliador das diversas correntes, mas um tecnólogo medíocre. Podemos construir n-número destas e outras combinações. Resumo? Não existe um “bom” gerente!

Quando adicionamos mais os ingredientes chamados instrução e experiência, fica claro, como estamos desfalcados de elementos humanos apropriados para o gerenciamento e, isto logo no segundo escalão, imediatamente abaixo do dono da empresa ou empresário. É preciso salientar que na maioria dos casos, na indústria de calçados não há a mesma identidade do dono da empresa e de um empresário, embora possa tratar-se da mesma pessoa!

A absoluta maioria dos atuais gerentes das fábricas se “fizeram” dentro das próprias empresas. Pouquíssimos viajaram com intuito de se instruir ou conhecer outros métodos ou sistemas de trabalho. Não é culpa deles se perpetuam obsoletismo e olham com desconfiança qualquer tentativa de mudança ou inovação. Sentem ameaçada a segurança que lhes proporciona o sistema de trabalho repetido por anos e anos.

“Precisa-se de um gerente de produção (ou de fábrica)”. Não será fácil preencher esta vaga com sucesso. Diria que é uma tarefa quase impossível, levando-se em conta o elemento humano disponível no mercado de trabalho e as exigências para este cargo para se enquadrar aos requisitos do terceiro milênio.

Além da tecnologia no seu sentido estrito, o futuro “bom” gerente deve ter a centelha de líder carismático, deve conhecer a psicologia para orientar e conduzir seus subordinados, deve conhecer os princípios de contabilidade para poder avaliar os custos e os resultados, deve ser um auditor para saber fiscalizar as economias ou desperdícios, enfim, deve ser um polivalente, acredito eu, difícil de encontrar.

Por que? Tudo acima descrito exige anos e anos de experiência prática. Como se evitam erros? Com a experiência. Como se ganha experiência? Cometendo erros! Não existe saída rápida deste círculo vicioso. Este processo leva tempo para terminar, se é que algum dia termina.

Alguém se candidata para ser gerente da fábrica onde sofrerá pressões de cima para produzir mais e conseguir cortar os custos ao mesmo tempo e, a pressão de baixo, por melhores salários e corpo mole, quando exigir maior produtividade com uma qualidade a cada dia melhor!?

Precisa se de um “bom” gerente da fábrica! Alguém se candidata?

Zdenek Pracuch
22/08/11