APROVEITAR A EUFORIA !
Depois de um ano difícil o setor calçadista está vivendo uma euforia real, com vendas fáceis, entregas começam atrasar, está se apelando para horas extras nas fábricas, enfim estamos vivendo no melhor dos mundos.
É bom aproveitar esta situação até onde ela pode ser aproveitada, porém, sem perder bom senso, senso da realidade. O que está acontecendo? Vários fatores estão contribuindo para esta situação, alguns podem ser controlados, outros escapam ao controle e por isso toda cautela é pouca.
Há economistas que fazem projeções mirabolantes para o resto do ano e para o ano 2011. Outros há, mais cautelosos e, ainda outros, que já levantaram o dedo, pedindo atenção redobrada, antes de se comprometer em investimentos e compromissos de longo prazo. Qual deles está com a razão? Acompanho este debate e troca de opiniões, como dizem os americanos “with a grain of salt” – com um grão de sal. Pessoalmente concordo com o terceiro grupo por motivos que vou especificar.
Brasil hoje não é mais uma “ilha de felicidade” no mar infestado de tubarões. Estamos inseridos no contexto global e nunca foi tão atual a velha máxima dos meteorologistas de que o espirro de um chinês em Shanghai pode causar uma tempestade em Nova Yorque. Hoje, com as economias interdependentes pode! Não adianta fingir, o otimismo oficial pouco resolve. O fato é que o mundo econômico está em crise e ninguém tem informações, coragem ou sabedoria suficiente para dizer até que profundidade esta crise está enraizada ou quando pode acabar.
Europa está afundada numa crise financeira, que pode levar anos para ser sanada. USA está tentando levantar a cabeça, mas as estatísticas sobre o desemprego jogaram novamente um balde de água gelada sobre as esperanças dos investidores. E a China? Que até ontem servia de modelo com números invejáveis do crescimento, assustou com a ameaça de inflação de 12% e começou a restringir os créditos! Até a China! E logo quando foi promovida ao cliente número um das exportações brasileiras!
Tem razão o economista, dos mais lúcidos e sérios, José Roberto Mendonça de Barros, depois da análise da situação brasileira, da irresponsabilidade do governo na criação das despesas e na criação de novas vagas no serviço público, quando diz “Para empresas sugiro incluir em seu planejamento de operações a idéia que teremos um cenário muito mais comedido em 2011!” Denuncia a manipulação de números e truques contábeis para maquilar a contabilidade orçamentária etc.. Outros economistas como Suely Caldas ou Alberto Tamer estão batendo na mesma tecla e nunca foi tão verdadeiro o conselho da dª. Luíza Helena Trajano – Sentar em cima do cofre!
Já se ouvem vozes, cada vez mais freqüentes que pedem desvalorização do real, para ver se de alguma maneira possamos reverter a queda nas exportações de manufaturados. Mas, também, cada vez mais se ouve pergunta: exportar para quem? Para as economias em recessão ou para África, como nos aconselham senhores Marcos Aurélio Garcia ou Celso Amorim, que nunca venderam nem um par de cordões para calçado na vida?
É, senhores e amigos, aproveitem a euforia deste ano para fazer caixa e se preparem para 2011, que a fatura da gastança irresponsável, do crédito sem lastro será apresentada infalivelmente, ganhe quem ganhar as eleições presidências.
Ilustrativo é o episódio que vi numa das fábricas onde presto assistência. Uma funcionária veio assustada pedir vale. Indagada para que, disse que não pode pagar aluguel por que está pagando a prestação do carro! Ganhando 700 reais comprou um carro pagando prestação de 399 reais mensais. É um crime, mas o criminoso é quem vendeu um carro nestas condições!
Quanto disso veremos nos próximos meses?
Zdenek Pracuch