PONTO DE EQUILIBRIO

Não há novidade no fato de que existem períodos cíclicos na vida de uma empresa, com seus altos e baixos no volume de produção ou de negócios. Boa parte destes altos e baixos pode ser creditada à gestão falha ou aos costumes enraizados, que aceitam, por exemplo, este fato como uma fatalidade: no começo do ano o faturamento sempre cai!

Porque será que cai para alguns e outros nem tomam conhecimento que trocaram de folhinha? Mas isto merece uma outra análise. Vamos nos concentrar no fato de que a produção caiu. Mas até onde esta queda está suportável ou, melhor, até onde posso permitir esta queda sem entrar na faixa do prejuízo??

E aí entra em jogo uma ferramenta empresarial, muito pouco usada, mas essencial para uma boa gestão administrativa. Trata-se de determinar o ponto de equilíbrio tanto em produção por unidades como em valores em vendas, porque precisamos determinar em que ponto a empresa está equilibrando o seu custo com a sua receita.

Sei perfeitamente, que a grande maioria dos empresários nem sabe se está ganhando ou perdendo dinheiro pela simples inexistência da contabilidade de resultados, confiável. Como, então poderia exigir deles que estivessem calculando ponto de equilíbrio, para saber qual é o ponto de produção ou de vendas que a empresa tem que manter ou deve atingir, para se manter na faixa do lucro.

O ponto de equilíbrio é um cálculo que está, ou deveria ser, ensinado em qualquer faculdade de administração ou de ciências contábeis. Se não está é uma pena e os nossos contadores deveriam se instruir de como o calcular para ajudar os empresários na difícil tarefa de determinar qual é a quantidade necessária de pares a produzir ou quanto devem faturar por mês para ter uma empresa pelo menos equilibrada em termos econômicos e financeiros em épocas pouco róseas como a que agora estamos entrando.

Este é um ponto vulnerável em qualquer análise comum, onde se misturam conceitos econômicos com os financeiros. Exemplo? Podemos estar num aperto financeiro para ninguém botar defeito. Mas se a empresa é economicamente viável, ou seja, produz lucro, o aperto financeiro é uma questão de tempo para acabar. Mas posso ter um ativo realizável de bom tamanho, se a empresa acumula prejuízos na sua atividade econômica e não se corrigir, é só a questão de tempo quando vai acabar. A lista de empresas que quebraram “inexplicavelmente” é longa.

O ponto de equilíbrio pode ser demonstrado de duas maneiras: algébrica ou gráfica. Tanto se faz qual delas vamos aplicar, porque das duas maneiras nos oferece a orientação de que precisamos. Os dados necessários são dados simples, que qualquer empresa minimamente organizada deveria ter na ponta dos dedos, ou no toque do teclado do computador.

Devo conhecer o custo fixo e o custo variável das minhas operações ou dos meus produtos, sendo que os dois custos representam os valores líquidos, sem o lucro. Já que o lucro dependerá dos valores citados e, principalmente do volume vendido, que poderá ser produzido, devo também ter uma idéia de quanto quero ganhar sobre as vendas.

O gráfico, ou equação algébrica, será montado sobre estes valores e assim tenho uma orientação segura do volume de produção ou de vendas que tenho que atingir, para não cair na zona vermelha, no prejuízo. O que deve ser feito, no sentido da correção do rumo já são outras providencias, estas de caráter gerencial. O estabelecimento do ponto de equilíbrio é o passo inicial para se obter esta orientação.

Zdenek Pracuch